Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
MENDONCA, Samuel; TORTELLA, Jussara Cristina Barboza e SILVA, Andrea Oliveira. Interesse e a superação do learnification para a prática filosófica. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.40, pp.595-608. ISSN 1981-0431.
O presente texto discute o conceito de interesse e a crítica, feita por Gert Biesta, ao fenômeno “learnification” da educação como base para a prática filosófica no contexto do ensino de filosofia. O problema do texto está assim formulado: qual a importância do interesse e da crítica contida no conceito de learnification, circunscritos a partir de John Dewey e Gert Biesta, para a prática filosófica que possa consolidar o ensino de filosofia? Se a filosofia reivindica a atitude filosófica do professor, esta atitude parece reivindicar, igualmente, o interesse, a partir de uma nova visão sobre a educação que não se restrinja à aprendizagem como base fundamental para a prática filosófica
Palavras-chave : Ensino de Filosofia; Educação; Interesse; Mediação; Prática Filosófica.