Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
BARBOSA, Maria Flávia Silveira. A arte na formação do indivíduo: superando preconceitos. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.49, pp.727-742. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.2016/lcv22n49.727.
Parte-se da análise das concepções de alunos de diferentes licenciaturas e de profissionais da educação e da educação musical sobre a importância da arte na formação dos indivíduos e o papel da escola nesse processo. Fundamenta-se, então, na perspectiva histórico-cultural da psicologia, sobretudo nos estudos de Lev Semionovich Vigotski e, também, no pensamento do filósofo húngaro Georg Lukács para buscar os recursos teóricos e metodológicos necessários à superação de ideias limitadoras - como as de dom e talento inato - que, ainda nos dias de hoje, postulam a arte como privilégio de poucos.
Palavras-chave : Concepções de Arte; Ensino de Arte; Vigotski; Lukács.