Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
ROSAS ALVAREZ, Daniel e SOLOVIEVA, Yulia. Orientación para la formación de la conciencia gramatical en la educación primaria. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e20207. Epub 13-Fev-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20207.
Discute-se o problema do ensino de gramática que favorece o desenvolvimento da consciência linguística em alunos do ensino fundamental. Apresenta-se uma proposta de ensino para o desenvolvimento em que conceitos elaborados a partir da abordagem histórico-cultural e da teoria da atividade são recuperados. As orientações do método são mostradas assim como exemplos da conclusão das tarefas pelos alunos. Por fim, discutimos a necessidade de introduzir um trabalho pedagógico voltado para a formação da consciência gramatical em estudantes a partir da aplicação do conceito básico de ação.
Palavras-chave : Base orientadora da ação; Zona de desenvolvimento proximal; Gramática; Teoria histórico-cultural; Teoria da atividade; Ensino desenvolvedor.