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Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
FRANCO, Patrícia Lopes Jorge; SOUZA, Leandro Montandon de Araújo e FEROLA, Bianca de Carvalho. Princípios didáticos e movimentos para uma “Obutchénie por Unidades”. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19820. Epub 13-Fev-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19820.
A formação de um pensar teórico com conceitos científicos na educação escolar encontra sua unidade constitutiva na relação dialética do processo “obutchénie- desenvolvimento”. Entretanto, tal objetivação implica apropriação didáticopedagógica do professor e autotransformação do estudante. No texto, abordamos movimentos e princípios didáticos, como sínteses possíveis, decorrentes desse processo em um conjunto de pesquisas teórico-práticas em escolas públicas de MG, desenvolvido à luz da teoria histórico-cultural, didática desenvolvimental, método histórico-dialético e intervenção didático-formativa. Resultados apontam que a essência desse processo opera-se pelas “unidades” (Longarezi, 2017).
Palavras-chave : Didática desenvolvimental; Conceitos científicos; Princípios didáticos; Pensar teórico; Obutchénie por Unidades.