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Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
SCHUTZ, Monique Cristina Francener Hammes e CERVI, Gicele Maria. Espaços e tempos de escolarização: marcas dos dispositivos disciplinares. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e21867. Epub 03-Jun-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21867.
O objeto de estudo é a escola. O artigo problematiza como a escola contemporânea e nela o dispositivo disciplinar da vigilância produzem efeitos sobre os corpos. Trata-se de uma pesquisa pós-crítica. Os instrumentos de produção de dados foram: fotografias e o diário de campo. Infere-se que a escola é uma maquinaria, que através do dispositivo disciplinar da vigilância produz, na instituição pesquisada, corpos que se movimentam, mas que silenciam, são obedientes, consumistas, participativos, polícia de si e dos outros, corpos que se encontram, que resistem e constroem linhas de fuga.
Palavras-chave : Corpo; Escola; Dispositivos disciplinares; Vigilância.