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Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
SOARES, Ana Paula da Silva Amaral; VALERIANO, Jessica do Prado e ARRUDA, Tate Aquino de. "Princesa Mononoke" (1997): análise do filme e aplicação na Educação Ambiental. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43974. Epub 18-Out-2022. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc28202243974.
O presente estudo busca analisar o filme de animação “Princesa Mononoke” quanto a alguns de seus temas centrais - dentre eles a ecologia, a influência antrópica na natureza e a espiritualidade - como forma de introduzir estes conceitos em sala de aula para estimular discussões e debates sobre Educação Ambiental. Ao trazer para o ambiente escolar um artefato midiático oriental destinado ao público juvenil – conquanto maduro e gráfico no que concerne seu enredo –, pretende-se abrir espaço para expandir horizontes e realidades, além de permitir a criação de pontes entre diferentes culturas, promovendo uma reflexão aprofundada sobre os impactos do homem no meio ambiente.
Palavras-chave : Educação Ambiental; Natureza; Cinema.