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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

VASSOLER, Márcia Cecília. Formação de professores no Plano Nacional e Estadual de Educação: reflexões necessárias. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, pp.-.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/ipe.vl3i0.64554.

A formação de professores, no Brasil, têm sido um dos principais temas de discussão no âmbito educacional, sendo esta temática vista como um dos desafios a serem superados, pois a formação se torna um elemento fundante de uma educação de qualidade. Frente à importância da formação de professores, destaca-se o Plano Nacional de Educação – PNE, Lei Nº 13.005/2014, o qual apresenta diretrizes, metas e estratégias que abrangem todos os níveis, etapas e modalidades da educação nacional. Estas se tornam um instrumento balizador do sistema educacional, sinalizando a possibilidade de qualidade na educação. A partir do sinalizado, o presente artigo tem por objetivo analisar as metas do PNE (2014-2024), a qual trata da formação de professores. Alinhado a este movimento se apresenta um levantamento prévio de como se encontra a materialização da meta 15 no estado de Santa Catarina. De abordagem qualitativa, foi utilizada a análise documental, tendo como corpus de análise o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), o Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (2015-2024), os quais foram relacionados com trabalhos desenvolvidos por Freitas (2014); Saviani (2011), dentre outros. Por meio das reflexões realizadas, compreende-se que a inconsistência entre os planos educacionais e o que realmente ocorre na prática se põe em xeque com o cumprimento das Metas do Plano Nacional de Educação(2014-2024), no que tange a formação docente, emergindo os velhos e conhecidos problemas do cumprimento das políticas públicas educacionais.

Palavras-chave : Plano Nacional de Educação; Plano Estadual de Educação; Formação de professores.

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