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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

NEVES, João Paulo Santos. Avaliação Educacional e Aprendizagem Escolar. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, pp.-.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67788.

Torna-se importante discutir as interfaces de uma avaliação que valorize a qualidade do aprendizado dos alunos, não estando somente preocupada com a somatória dos resultados obtidos. Especificamente buscou-se verificar a utilidade dos processos de aprendizagem selecionados no que se refere à aprendizagem; estabelecer uma relação entre mediação e avaliação; destacar a prática avaliativa considerando as estratégias pedagógicas e ressaltar a importância da autoavaliação. Por meio da revisão bibliográfica apresentada neste manuscrito, o leitor será levado a refletir sobre as propostas de avaliação, bem como os avanços no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, salientando a atenção especial que os educadores devem ter para registrar considerações pontuais e precisas, evidenciando progressos, sugerindo revisões e alternativas de reelaboração. Destaca-se que essas propostas devem constar em um processo avaliativo que se preocupa com a qualidade do aprendizado do aluno, sem que isso gere algum tipo de constrangimento ao educando. Considerando as inquietações contemporâneas acerca da avaliação e do processo de ensino aprendizagem, buscamos analisar as perspectivas de ensino, aprendizagem, bem como os instrumentos de mediação, trazendo uma perspectiva analítica e reflexiva sobre os pressupostos teóricos construídos ao longo dos últimos anos. Assim, caminhamos nestas páginas sempre sob a ótica de que o educador precisa ser reflexivo e realizar as intervenções necessárias para que nenhum educando seja prejudicado. Assim, objetivamos trazer, nestas páginas, mais um instrumento de construção de novas ideias, perspectivas e ampliação de horizontes para que possamos refletir sobre a práxis pedagógica e como estamos avaliando o educando, pois muitas vezes buscam-se resultados quantitativos desconsiderando os qualitativos. A ação avaliativa necessita, portanto, considerar os progressos dos educandos e oferecer possibilidades para superar as dificuldades, possibilitando o acolhimento, a integração e a inclusão dos sujeitos detentores do conhecimento.

Palavras-chave : Avaliação; Metodologias de avaliação; Ensino e Aprendizagem.

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