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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

SOARES, Alexandre Gomes. Mapeamento de teses e dissertações sobre gênero, diversidade sexual e formação inicial docente no Brasil. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, pp.-.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/ipe.vl3i0.64555.

Neste artigo, busco examinar a produção científica sobre a formação docente, especialmente o curso de Pedagogia, e a abordagem de gênero, sexualidade e diversidade sexual na formação inicial. O tipo de pesquisa utilizada foi de caráter bibliográfico e documental, na perspectiva de mapear a literatura sobre o assunto, cujas fontes permearam teses e dissertações da base de dados da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e relatórios de pesquisa. O tratamento metodológico das fontes de pesquisa efetivou-se por meio da análise crítica das produções científicas e documentais. Os resultados encontrados revelam que a maior parte das teses e dissertações concentram-se na identidade profissional e os diversos aspectos que permeiam a percepção da identidade docente; o segundo grupo de trabalhos de pesquisas focaliza a inserção da temática de gênero e sexualidade nas matrizes curriculares do curso de Pedagogia em Instituições Públicas de Ensino Superior; o terceiro eixo de pesquisas está centrado em análises dos discursos dos discentes do curso de Pedagogia e a abordagem da temática das relações de gênero e sexualidade.

Palavras-chave : Gênero e diversidade sexual; Formação inicial; Política educacional.

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