SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Autonomia e regulação: a descentralização da política educacional analisada como um arranjo híbridoSistema de Gestão Pedagógica: tensões no trabalho de coordenadores pedagógicos de escolas municipais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

MAGALHAES, Wesley Brito  e  ASSIS, Lúcia Maria de. Neoliberalismo, Teoria do Capital Humano e Avaliação: Contribuições Para o Debate das Políticas Educacionais. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e73335.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73335.

O artigo objetiva contribuir com o debate atual da educação que vem sendo chamada pelos neoliberais a formar o sujeito competitivo, empresário de si mesmo. Trata-se de um estudo teórico que tem por base a noção foucaultiana de sociedade neoliberal. Problematiza o neoliberalismo e a teoria do capital humano como orientadores de políticas públicas que assimilam os valores da nova gestão pública, pautadas na meritocracia e na competição nas e entre as escolas. Sinaliza que a racionalidade neoliberal impõe mecanismos simplificadores da realidade educacional, como os indicadores provenientes das avaliações em larga escala, o que dificulta e às vezes impede o exercício pleno de uma prática educativa emancipatória.

Palavras-chave : Neoliberalismo; teoria do capital humano; avaliações em larga escala.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )