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Jornal de Políticas Educacionais
versão On-line ISSN 1981-1969
Resumo
BRAZ, Terezinha Pereira e FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Programas de descentralização de recursos financeiros: um estudo em escola selecionada (2007 a 2018). J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e74102. Epub 01-Dez-2021. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.74102.
O trabalho objetivou verificar o montante de recursos recebidos por uma escola selecionada da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul por meio de programas de descentralização financeira, no período de 2007 a 2018, bem como os efeitos que programas com essa finalidade têm provocado no trabalho da escola. Nesse período, a escola operacionalizou seis programas de descentralização financeira, sendo um da esfera estadual e cinco da esfera federal. Trabalhou-se com a legislação educacional e dados financeiros dos programas operacionalizados na escola, mediante registros da Secretaria de Estado de Educação. Observou-se que os programas, que objetivaram descentralizar recursos financeiros para a escola, se sustentaram na premissa da gestão democrática da educação. Não se pôde inferir se o volume de recursos operacionalizados na escola seria suficiente para garantir as necessidades da função social da educação. O efeito verificado foi que a operacionalização dos programas alterou a dinâmica e os processos de trabalho da escola.
Palavras-chave : Política Educacional; Descentralização de recursos financeiros para a escola; Educação Básica no estado de Mato Grosso do Sul.