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Jornal de Políticas Educacionais
versão On-line ISSN 1981-1969
Resumo
LARANJA, Mirza Rosas Augusto. Teoria e prática do gerenciamento de desempenho do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e79742. Epub 22-Set-2021. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79742.
O Plano Nacional de Educação norteia o sistema educacional e como tal deve ter seu desempenho conhecido e avaliado, aspecto fundamental em um Estado democrático. Este artigo aborda o gerenciamento do PNE 2014-2024, quanto a estrutura e procedimentos adotados para seu monitoramento e aferimento de desempenho. A partir de uma abordagem qualitativa, revisa a literatura sobre o tema e analisa os relatórios de monitoramento do PNE 2014-2024. Apresenta a auditoria de capacidade de gerenciamento de desempenho proposta por Barzelay (2002) como estratégia para melhor conhecer a real capacidade de se aferir o desempenho frente às metas propostas no plano.
Palavras-chave : auditoria; desempenho; monitoramento; Plano de Educação.