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Jornal de Políticas Educacionais
versão On-line ISSN 1981-1969
Resumo
TAMIAO, Cecilia Teresinha Miranda e MACHADO, Cristiane. O que revela a produção acadêmica nacional sobre a formação do diretor escolar?. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87161. Epub 30-Maio-2023. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87161.
Considerando as transformações sociais, políticas e econômicas e as mudanças no papel e perfil do diretor escolar, este artigo objetiva sistematizar a produção acadêmica sobre formação de diretores escolares e explorar possíveis contribuições de teses de doutorado para o debate da área. O estudo se enquadra na metodologia do Estado da Questão. O levantamento, realizado entre outubro e novembro de 2020, nos repositórios da CAPES e da BDTD, localizou 333 trabalhos acadêmicos entre dissertações e teses. Excluídas as duplicidades e descartados trabalhos acadêmicos que não correspondiam diretamente a temática, com base na leitura dos títulos e resumos, chegou-se a 36 trabalhos, sendo 10 teses de doutorado e 26 dissertações de mestrado. Com base na leitura na íntegra de 9 teses o estudo conclui: há evidências de falta de planejamento de uma política pública para a formação continuada dos diretores escolares; nos relatos, as demandas administrativas consomem os diretores e pouco resta para o pedagógico; a gestão democrática é um difícil processo a ser construído e consolidado por todos que atuam na escola e a concepção gerencialista de gestão da educação escolar é fortemente identificada nas ações formativas investigadas nas teses.
Palavras-chave : Diretor escolar; Estado da questão; Gerencialismo.