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Jornal de Políticas Educacionais
versão On-line ISSN 1981-1969
Resumo
SILVEIRA, Éder da Silva; SILVA, Monica Ribeiro da e OLIVEIRA, Adriana Martins de. Processos de Recontextualização: subsídios para uma análise crítica de políticas curriculares. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87821. Epub 30-Maio-2023. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87821.
O artigo origina-se de reflexões acerca do uso do conceito de recontextualização desenvolvido por Basil Bernstein (1924-2000) para análises de processos de implementação de políticas curriculares. Pretende-se apresentar aspectos teóricos e metodológicos que sirvam como subsídios para pesquisas nesse campo. Busca-se sistematizar os principais elementos estruturantes do conceito, dando especial ênfase aos procedimentos metodológicos e aos cuidados exigidos no processo de análise na utilização dessa abordagem.
Palavras-chave : Recontextualização; Basil Bernstein; Políticas Educacionais; Políticas Curriculares.