SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Estratégias metodológicas para/na elaboração de uma Proposta Curricular: a unidade na coletividade no percurso de uma política educacionalRelações entre estilos de liderança, formas de seleção de diretores e práticas de gestão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

SILVA, Arthur Rezende da  e  MOCARZEF, Marcelo Siqueira Maia Vinagre. Um Estado da Arte sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: tensionamentos e proposituras nos Institutos Federais. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, 91863e.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/ipe.vl7i0.91863.

O artigo em tela é parte de pesquisa em andamento sobre os desafios e possibilidades de consolidação de uma formação continuada em serviço sobre Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Para subsidiar a investigação, foi realizado um estado da arte a partir de teses de doutorado da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da CAPES, além de ter sido elaborada uma Análise Textual Discursiva dos resumos das teses a fim de responder a questão problema da pesquisa, qual seja: o que apontam as teses de doutorado sobre os desafios e possibilidades da implantação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EMI à EPT) nos Institutos Federais (IFs)?. Chegou-se à conclusão de que um dos principais tensionamentos na efetivação do EMI é a falta de uma política institucionalizada nos Institutos Federais de formação continuada em serviço sobre a temática. É urgente, portanto, a criação de um curso que atenda aos anseios do Ensino Médio Integrado, patrimônio da classe trabalhadora.

Palavras-chave : Ensino Médio Integrado à Educação profissional e Tecnológica; Institutos Federais; Formação continuada em serviço; Análise Textual Discursiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )