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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

DIKER, Gabriela; BRISCIOLI, Bárbara  e  STOPPANI, Natalia. A institucionalização da avaliação educacional na Argentina: disputas sobre seus significados e usos. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e92216.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92216.

Os 30 anos de institucionalização das avaliações educacionais na Argentina permitem considerar que, com um desdobramento heterogêneo em relação às decisões sobre o tema, houve avanços na sua instalação como política educacional nacional e federal. O artigo reconstrói diferentes períodos da avaliação educacional para problematizar seu alcance, significados e usos. A abordagem que o orienta é qualitativa, baseada no trabalho com fontes oficiais e bibliografia especializada. As Operações Nacionais de Avaliação surgiram em 1993, em consonância com os projetos políticos neoliberais instalados em parte da América Latina. Desde então, elas adquiriram relevância variável, dependendo do governo. Em 2016, com a chegada de um governo de direita, a política de avaliação ganhou forte centralidade, buscando gerar um senso inaugural de transparência. Com a mudança política em 2019, o objetivo era redefinir seu escopo e implementar instrumentos complementares a partir de uma perspectiva abrangente. O artigo argumenta que as políticas de avaliação sustentadas nos últimos anos estavam instalando mais fortemente a necessidade de evidências oportunas para a tomada de decisões em diferentes níveis de governo, bem ao contrário das declarações que tratam da falta de "cultura de avaliação". Ele também reflete sobre a complexidade de incorporar a dimensão da pesquisa e da informação, uma vez que ela faz parte de discussões mais amplas sobre o direito à educação.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Institucionalização; Disputas de Sentidos; Usos Políticos e Pedagógicos.

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