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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

AMAYA, Tomás Sánchez. Três décadas de avaliação educacional na Colômbia. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e92187.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92187.

Os primeiros anos da década de 90 marcaram um marco na história da Colômbia com a emissão de três normas que marcaram nosso futuro como nação, em todos os âmbitos, mas particularmente na educação: a Constituição Política da Colômbia, de 1991, que reconhece a educação como bem público e como direito; Lei 30 de 1992 pela qual se regulamenta o sistema de ensino superior e, a Lei Geral de Educação, de 1994. Esta última institui o Sistema Nacional de Avaliação Educacional que confina perpetuamente o sistema educacional, as instituições e os sujeitos em sua existência, acontecendo e tornando-se, ser presa permanente da avaliação e de suas múltiplas estratégias. Este exercício analítico - descritivo e interpretativo - recorre ao estudo de uma massa documental -teórica e normativa principalmentereferente à avaliação educacional, com a perspectiva de mostrar o que aconteceu com a avaliação na Colômbia, nas últimas seis décadas e, com ela, abordar uma análise em forma de ontologia histórica do presente, sobre o que nos acontece como sujeitos-objetos de perpétua valoração; Consequentemente, faz uso da caixa de ferramentas foucaultiana que permite indagar sobre o conhecimento, o poder que o fundamenta e os sujeitos que agenciam. Isso na perspectiva de questionar e questionar seu poder e sua veracidade diante do que se convencionou chamar de cultura pan-avaliativa.

Palavras-chave : Sistema Educacional; Avaliação; Conhecimento; Poder; Sujeito.

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