SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Além dos números: os usos dos dados de avaliações de aprendizagem em larga escala na elaboração de políticas educacionais. Uma análise documental das políticas nacionais na Argentina (2016-2019)Retrospectiva de 30 anos de avaliação de altas consequências no Chile: a necessidade de uma mudança de paradigma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

GLUZ, Nora  e  FEENEY, Silvina. Entre discursos e práticas: as lógicas contraditórias das avaliações padronizadas da qualidade educacional na Província de Buenos Aires (2015-2019). J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e92197.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92197.

O artigo apresenta uma análise dos usos dos resultados das avaliações padronizadas de qualidade para a formulação de políticas educacionais voltadas para os grupos mais vulneráveis durante o governo das novas direitas na Argentina (2015-2019). Focalizamos na implementação do “Programa Nacional Escuelas Faro” no ensino secundário de duas jurisdições: Cidade Autônoma de Buenos Aires e Província de Buenos Aires. O estudo dos desenhos das políticas e das racionalidades implícitas nas medidas adotadas, bem como suas apropriações por parte dos atores institucionais, revela as contradições entre os objetivos e práticas incentivados para melhorar o desempenho escolar dos grupos mais desfavorecidos e a contribuição efetiva dos testes de qualidade para isso. Os resultados evidenciam que, embora os testes externos sejam apresentados como fundamentais e estratégicos para monitorar o Programa, eles são pouco utilizados como informações relevantes em nível institucional de um lado; e que sua natureza disciplinar é inconsistente com o propósito de desenvolver um trabalho interdisciplinar baseado em projetos como dispositivo de melhoria, por outro lado; e que não levam em consideração as condições de vida dos estudantes e a organização do trabalho docente que condicionam o desempenho. Em vez disso, postulamos que os testes se tornaram um dispositivo legitimador das novas orientações políticas por estarem simbolicamente investidos de uma avaliação científica e neutra que invisibiliza o caráter político e os interesses envolvidos nas novas concepções sobre o direito à educação que as novas linhas de intervenção carregam consigo

Palavras-chave : Avaliação da Qualidade; Desigualdades; Escola Secundária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )