SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18O planejamento participativo atravessado pelo gerencialismo: reflexões sobre a formulação de Planos Municipais de EducaçãoGestão Democrática na Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia: contradições e resistências (2013-2020) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

HORA, Dinair Leal da. Democracia, pós-democracia e gestão democrática na escola. J. Pol. Educ-s [online]. 2024, vol.18, e92454.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92454.

O texto busca aprofundar a compreensão dos conceitos e fundamentos da democracia, destacando os desafios encontrados na contemporaneidade. É fundamentado na pesquisa qualitativa, para responder à seguinte questão central: como se apresentam as concepções e os fundamentos de democracia, democratização e gestão escolar no contexto contemporâneo? Assim, discute os conceitos e os fundamentos de democracia, de pós-democracia e de democratização da gestão escolar. A pesquisa bibliográfica foi o procedimento da metodologia adotada para a análise do contexto e da produção do texto teórico neste artigo, compreendendo que utilizando-se das contribuições dos diversos autores sobre o tema, as concepções e os fundamentos da democracia e da democratização da gestão escolar na atualidade.

Palavras-chave : Democracia; Pós-democracia; Gestão escolar democrática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )