Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
MENDES, Leila Said Assef et al. A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.01, pp.80-87. ISSN 1981-2582.
O objetivo desta pesquisa foi descrever a prática docente em um contexto ribeirinho. Participaram deste estudo, uma educadora e os alunos de uma escola ribeirinha amazônica situada na ilha do Marajó, estado do Pará. Para coleta de dados, foram utilizadas duas técnicas da pesquisa qualitativa: a observação participante das aulas (notas de campo) e as entrevistas. As conclusões iniciais revelaram que a prática docente é realizada de forma insatisfatória, em função da pouca interação entre os vários sistemas dinâmicos que constituem este contexto aliada às condições precárias da escola, sem recursos didáticos e pouca formação docente.
Palavras-chave : Contexto Escolar Ribeirinho; Pesquisa Qualitativa; Docência.