Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
MORETTI, Vanessa Dias. A articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.385-390. ISSN 1981-2582.
Este trabalho apresenta e analisa ações articuladas de formação inicial e continuada de professores em três frentes de trabalho: o estágio supervisionado caracterizado como Residência Pedagógica no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática e uma ação de extensão intitulada Oficina Pedagógica de Matemática realizada na escola-campo. Tendo como foco a aprendizagem do professor que ensina Matemática, evidencia-se a atividade colaborativa na formação docente como processo que possibilita a apropriação de novas formas do fazer do professor e, dessa forma, a atribuição de novas qualidades à sua atividade de ensino. Entendida de acordo com os pressupostos da teoria histórico-cultural como o processo de trabalho do professor, ela constituiu-se na necessária articulação entre a teoria e prática possibilitada por ações de formação implementadas em espaço de trabalho coletivo.
Palavras-chave : Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Ensino de Matemática; Formação Continuada; Teoria Histórico-Cultural.