SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1As novas tecnologias como instrumentos semióticos e culturais de aprendizagem: um olhar na perspectiva histórico-culturalPossibilidades e desafios de pesquisar com crianças durante a pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SALVADOR ALVES DE OLIVEIRA, Evandro  e  CECILIO, Sálua. Trabalho (Docente), Neoliberalismo e Produção de Subjetividades no Capitalismo Global: Evidências de uma "Nova Razão do Mundo" na Era Digital. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e42727.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42727.

Pesquisas indicam que a fábrica do sujeito neoliberal produz indivíduos (incluindo os docentes) que se tornam empresários de si e controladores de suas próprias regras, metas e resultados. Assim, o objetivo deste artigo é analisar aspectos sobre o campo tenso e fértil que envolve o mundo do trabalho (docente) e do neoliberalismo, buscando compreender como ocorre a produção de subjetividades nesse contexto compreendido como capitalismo global. Neste estudo, realizado com professores universitários, que integra uma rede de pesquisas sobre trabalho docente, os dados revelam como o trabalho tem sido modificado em razão dos fenômenos de diversas ordens que o atravessam em suas várias dimensões. A metodologia da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa e incluiu entrevistas semiestruturadas com 15 docentes do ensino superior, cujas respostas foram tratadas a partir da análise de conteúdo. Constatou-se que muitas mudanças têm ocorrido, relacionadas ao ritmo de trabalho que professores enfrentam atualmente, considerando diversas questões que remetem à intensificação do trabalho docente; os recursos tecnológicos digitais exercem um papel nesse processo e se configuram como um fenômeno que contribui para possíveis transformações nos sujeitos e na sociedade; e a produção das subjetividades tem sido atravessada por essas inovações pungentes que nos atingem em razão das novidades tecnológicas e mídias sociais com as quais os sujeitos estabelecem relações.

Palavras-chave : trabalho docente; cultura digital; ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )