SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Produção do GT 20 Psicologia da Educação da ANPEd: expressão da ciência, da educação escolar e da sociedade contemporâneaInternacionalização da educação superior: redes sociais e preocupações emergentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SILVEIRA, Lisiane Fernandes da  e  HAGEMEYER, Regina Cely de Campos. Docência inovadora: ressignificações da identidade docente a partir da escuta de si e do outro. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e43996. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43996.

A inovação escolar frente às mudanças socioculturais da contemporaneidade vem sendo um desafio para as escolas, especialmente para os professores que atuam no cotidiano escolar. A pesquisa apresentada neste artigo propôs-se a analisar a concepção, os processos e a constituição da identidade da docência inovadora de um grupo de professores que atua nos anos iniciais do ensino. O estudo se pautou na abordagem teórico metodológica da pesquisa narrativa autobiográfica de formação, segundo os materiais de Abrahão (2003, 2011), Josso (2004, 2010) e Delory Momberger (2006). Contou com três etapas por meio de questionários, entrevistas e encontros formativos. Para tanto, são investigados os elementos constituintes da identidade docente segundo Huberman (1995), Marcelo Garcia (2009), Pimenta (1999) e outros que, em interação com narrativas dos docentes na pesquisa, possibilitaram através da escuta de si e do outro a ressignificação da constituição da identidade da docência inovadora aos sujeitos da investigação.

Palavras-chave : docência inovadora; identidade docente; pesquisa narrativa de formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )