SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Internacionalização da educação superior: redes sociais e preocupações emergentesDesafios familiares durante a pandemia e o fortalecimento de vínculos na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

DE PAULA, Sayonara Cunha; STIEG, Ronildo; MORENO, José Alfonso Jiménez  e  DOS SANTOS, Wagner. O ensino da avaliação na formação em educação física: das prescrições às apropriações de alunos na Colômbia, México e Uruguai. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e44671.  Epub 02-Abr-2024. ISSN 1981-2582.

Este artigo tem como objetivo compreender as apropriações que os estudantes de três cursos de formação inicial em Educação Física (Colômbia, México e Uruguai) têm feito sobre a avaliação educacional ao longo da carreira formativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. As fontes foram produzidas por meio de um questionário online aplicado em 2021, com questões abertas e fechadas. Participaram do estudo 242 estudantes dos três países. Os resultados mostraram que os alunos conhecem diferentes tipos de avaliação, o que permitiu discuti-los a partir de seis categorias: a) técnicas; b) finalidades; c) conceitos; d) instrumentos; e) critérios; e f) naturezas. Conclui-se que, ao comparar aspectos curriculares e narrativas sobre aprendizagem em relação à avaliação, foi possível apreender os conteúdos didáticos mais apropriados pelos alunos, indicando assim o que é mais enfatizado nos três cursos. Além disso, indica a necessidade de o ensino da avaliação estar articulado com a área de formação desses alunos, assumindo seus diferentes desenvolvimentos e relacionando-o com a especificidade de avaliar na Educação Física.

Palavras-chave : avaliação educacional; formação de professores; Educação Física; América Latina.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )