SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1O projeto ético-político de bell hooks para a educação: contribuições para o campo da Educação em Direitos HumanosExperiência estética e religação do conhecimento na educação: um ensaio a partir dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GIOVANNETTI, Carolina  e  SALES, Shirlei Rezende. Bruxas nos currículos: ofensiva antigênero nos currículos da educação brasileira. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e43604. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43604.

O presente artigo avalia os efeitos do discurso reacionário e da ofensiva antigênero na educação básica, em especial, nos currículos escolares. Para tanto, analisamos o material divulgado no site da organização Escola sem Partido (ESP). Argumentamos que os currículos da Educação Básica estão sob disputa em um contexto de ascensão de propostas reacionárias. Tenta-se eliminar dos currículos os conteúdos relativos à história das mulheres, bem como a discussão sobre as questões de gênero. Configura-se, assim, um processo de caça às bruxas contemporâneas: as professoras.

Palavras-chave : história das mulheres; bruxas; currículos; "ideologia de gênero"; Escola sem Partido.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )