SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Bruxas nos currículos: ofensiva antigênero nos currículos da educação brasileiraO eixo Psicologia da Educação na ANPEd Sul: entre idas e vindas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ROLDAO, Flávia Diniz  e  SA, Ricardo Antunes de. Experiência estética e religação do conhecimento na educação: um ensaio a partir dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e44387. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44387.

O texto é um ensaio teórico-bibliográfico. Discute a ideia da religação dos conhecimentos e da experiência estética conforme expressa no Pensamento Complexo proposto por Edgar Morin. Busca sustentar a necessidade da religação dos diferentes conhecimentos, conforme preconizado pelo autor, e salienta a questão das experiências estéticas nos processos formativos educacionais escolares e universitários como dimensão humana fundamental. A reflexão teórico-bibliográfica aposta na possibilidade de uma formação complexa, pertinente e humanizadora dos estudantes, ressaltando a importância do acolhimento da dimensão estética na formação humana. Finalizamos o ensaio compartilhando com o leitor algumas indagações para reflexão.

Palavras-chave : experiência estética; educação estética; pensamento complexo; complexidade; conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )