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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SANTOS, Monaliza Holanda dos  e  CORDEIRO, Eugênia de Paula Benício. Pesquisa sociopoética e a árvore da vida: o personagem conceitual da experiência-afeto na educação, no curso de pedagogia e na vida. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e44187. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44187.

Este artigo tem por objetivo apresentar o personagem conceitual criado pelo grupo-pesquisador da pesquisa sociopoética realizada junto a estudantes do curso de pedagogia de uma universidade localizada no nordeste do Brasil. Sobre a metodologia adotada, a abordagem de pesquisa sociopoética existe desde os meados anos 1990 (Gauthier, 2012), sendo criada basicamente com inspiração no pensamento do memorável educador nordestino Paulo Freire (1987), em Deleuze e Guattari (1992) e na Análise Institucional de Lourau (1993). Os achados apontaram que o personagem conceitual elaborado a partir do tema-gerador da pesquisa exprime o enlace de vida e natureza, de modo que podemos compreender a necessidade de revalorizar um processo formativo e um saber como experiência-afeto que de fato declare um sentido de vida, em outras palavras, modos de existência. Também como resultado, o personagem conceitual criado pelo grupo-pesquisador aponta para uma visão educacional capaz de possibilitar um olhar atencioso para a integralidade do ser, considerando o corpo por inteiro, gerando insuspeitas possibilidades de pensar. E, não obstante, tornar o modo de se fazer pesquisa em educação um acontecimento criativo e poético sem perder o rigor científico.

Palavras-chave : pesquisa sociopoética; experiência-afeto; personagem conceitual.

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