SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Indicadores qualitativos da argumentação dialógica: uma proposta em discussão(Des)caminhos da educação infantil no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho  e  SOUZA, Marilene Proença Rebello de. O Grupo de Trabalho Psicologia da Educação nas reuniões da ANPEd Sudeste: um estudo a partir das pesquisas apresentadas de 2014 a 2022. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e44761. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44761.

O objetivo deste artigo é analisar os aspectos que influenciaram no desenvolvimento do "GT 20 - Psicologia da Educação" nas reuniões da ANPEd Sudeste. Busca também identificar as temáticas e as bases teórico-metodológicas que são contempladas nas produções acadêmicas e divulgadas pelos trabalhos apresentados no período de 2014 a 2022. O método de trabalho visa: (a) contextualização histórica da constituição do GT 20 na ANPEd e a constituição do GT no âmbito regional Sudeste; (b) levantamento de informações das reuniões bianuais da ANPEd Regional Sudeste em que houve a participação do GT 20 - Psicologia da Educação; (c) apresentação do GT 20 e de cada uma das reuniões entre 2014 a 2022; (d) identificação e análise de fatores que influenciaram no desenvolvimento do GT 20 nas reuniões da ANPED Sudeste; e (e) análise das temáticas e das bases teórico-metodológicas contempladas nas produções acadêmicas e divulgadas pelos trabalhos. Como resultados são constatados fatores institucionais e específicos que contribuíram para o desenvolvimento GT 20, no período em análise.

Palavras-chave : ANPED; ANPED Sudeste; Psicologia da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )