SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1(Des)caminhos da educação infantil no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)Revisão de literatura: um ritual necessário para a qualificação da pesquisa científica e conhecimento do objeto de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

DOS SANTOS, Rafael Marques; BRAGA, Laudelina  e  LUFT, Hedi Maria. O ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais: experiências e narrativas das alunas do Curso Normal. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e45214.  Epub 02-Abr-2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.45214.

Esta pesquisa contribuirá para discutir a importância da formação inicial ofertada na modalidade do Curso Normal, que tem por finalidade a formação de professores que atuarão nos anos iniciais. Nesse movimento, oportunizamos a escrita narrativa a fim de favorecer reflexões advindas das vivências no contexto escolar durante as intervenções de estágio nos anos iniciais. Nesse sentido, a escrita das narrativas resgata indicativos do ser professor, dos modos de ensinar e aprender matemática, as percepções sobre as relações entre os procedimentos metodológicos de ensino da matemática e a dicotomia entre a teoria e a prática no desenvolvimento de práticas pedagógicas no período de estágio. Assim, o objetivo desta investigação consiste em analisar as narrativas das normalistas em formação, abarcando as experiências no processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais numa perspectiva histórico-cultural. A pesquisa apresenta-se como sendo de abordagem qualitativa com características da pesquisa narrativa. Evidenciamos que a escrita reflexiva, por meio dos diários de bordo, possibilitou experienciar o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais, bem como os significados atribuídos ao que foi vivenciado no processo educativo durante o estágio de docência para a prática pedagógica enquanto futuras professoras.

Palavras-chave : formação inicial; docência; educação matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )