SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Homens na docência da educação infantil: da memória bibliográfica ao estado da arteTeoria neuropsicológica-cultural do funcionamento da linguagem: uma entrevista com o professor Aaro Toomela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SCHERER, Susana Schneid. Charter school: proposta, redes políticas e implicações educacionais no Brasil. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e-44789.  Epub 01-Abr-2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44789.

Este estudo analisa o modelo charter school e sua disseminação no Brasil. A coleta de dados se realizou em dois momentos: um primeiro, de levantamento de pesquisas e estudos sobre o tema no país; e um segundo, de exploração dos dados a partir do método de etnografia de redes que faz o uso de fontes online. A origem e a disseminação do movimento charter repousam nos Estados Unidos a partir da ideia de governança, com a inserção de atores e da lógica empresarial na educação pública. Quanto ao Brasil, o tratamento dos dados considerou três categorias analíticas: a origem do modelo charter school no país; a proposta pedagógica e suas experiências educacionais; e as redes de influência política. As conclusões apontam que as charter schools são um tema recente em pesquisas e iniciativas nacionalmente, o que permite a inserção de atores e estratégias empresariais como novos mecanismos para a privatização e a mercantilização da educação pública, aspectos que precisam ser adensados quanto aos seus fins e suas implicações.

Palavras-chave : Redes políticas; Políticas educacionais; Privatização educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )