Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Médica
versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
OLIVEIRA, Marcelo Henrique de e GONCALVES, Denise Utsch. Videoaula ou teleconsultoria no aprendizado em otorrinolaringologia do médico de família. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.531-535. ISSN 1981-5271.
Objetivo: Comparar diferentes métodos de aprendizagem em Otorrinolaringologia para médicos de família. Métodos: Os médicos foram distribuídos aleatoriamente em três grupos: 12 foram expostos a instruções verbais com uso de videoaulas, 12 a teleconsultoria com especialista, e 13 a ambas as técnicas. Antes e depois das intervenções nos grupos, foi aplicado um questionário com tarefas em Otorrinolaringologia. Comparou-se o número de acertos no questionário com os casos encaminhados da Atenção Primária à Secundária e a concordância entre diagnósticos da Atenção Primária e Secundária. Resultados: Após as intervenções, houve melhora no conhecimento para os grupos exposição verbal com videoaulas (p = 0,002) e teleconsultoria/videoaula (p = 0,001), queda de 16% no número de encaminhamentos da Atenção Primária para a Secundária. Não foi observada em qualquer dos grupos concordância de diagnósticos entre a Atenção Primária e Secundária, com Kappa abaixo de 0,75. Conclusão: O médico de família aprendeu mais Otorrinolaringologia com instruções verbais em videoaulas do que com teleconsultoria com especialista. No entanto, ele não foi capaz de usar o conhecimento adquirido para fazer diagnósticos concordantes com os do especialista.
Palavras-chave : Telemedicina; Educação a Distância; Otorrinolaringologia; Atenção Primária à Saúde; Atenção Secundária à Saúde; Educação Médica.