Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Médica
versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
CARDOSO, Cléia Graziele Lima do Valle; SILVA, Adelma Santana da; VARGAS, Giseli Jorge e PASSOS, Xisto Sena. O papel dos docentes na formação de novos professores de nutrição. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.03, pp.367-371. ISSN 1981-5271.
Objetivo: Investigar a formação de novos docentes de Nutrição por meio do aprendizado com antigos mestres e traçar um panorama desses conhecimentos, despertando para a importância de uma formação específica em docência. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 11 docentes de Nutrição de uma instituição federal de ensino superior de Goiânia. O questionário e a entrevista semiestruturada foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Os dados obtidos no questionário foram analisados pela estatística descritiva simples, e os das entrevistas, pela análise de conteúdo. Resultados: As características apontadas como importantes para a formação dos docentes foram dedicação e compromisso com a docência, atualização profissional aliada ao ensino e à pesquisa, organização e disciplina, gosto pela docência, ética, bom relacionamento com os alunos, associação entre teoria e prática docente, rigor científico e interdisciplinaridade no momento do ensino. Conclusão: O estudo constata a importância da aprendizagem com os antigos mestres, sem descartar a necessidade de uma formação específica em docência.
Palavras-chave : Educação Médica; Ensino; Educação em Saúde; Pesquisa Qualitativa.