Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
MAYERNYIK, Marcelo de Almeida e OLIVEIRA, Fabio Alves Gomes de. O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.11-20. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01752015.
O presente artigo apresenta alguns pontos essenciais do pensamento do filósofo Michael Slote em sua obra “The ethics of care and empathy”. Situamos a sua produção no contexto em que a ética do cuidado foi desenvolvida e problematizada, evidenciando, sobretudo, a questão de gênero que atravessa essa perspectiva ética. Assim, convocamos autores e autoras que dialogam estreitamente com as questões levantadas por Slote como interlocutores fundamentais para se pensar a empatia como componente fundamental da ética do cuidado. Em sequência, resgatamos o sentido ontológico do cuidado e da responsabilidade, correlacionando-os com a prática do cuidado em saúde. Ao final, apresentamos um caso paradigmático para um debate concreto da ética do cuidado e empatia no âmbito da educação moral, destacando sua importância no processo de formação dos profissionais de saúde no Brasil.
Palavras-chave : Ética; Empatia; Identidade de Gênero; Desenvolvimento Moral; Educação Superior; Cuidado Centrado no Paciente; Educação Médica.