Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
MENDONCA, Erica Toledo de et al. Integração Intercampi no Ensino: Desenvolvendo Competências do Profissionalismo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.344-354. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00822015.
Objetivo
Analisar o desenvolvimento das competências do profissionalismo em estudantes de diferentes áreas do conhecimento por meio de uma proposta de ensino crítico-reflexiva, que aliou a utilização das metodologias ativas e tecnologias de informação e comunicação.
Métodos
Estudo de intervenção, prospectivo, comparativo, do tipo antes e depois. Foram aplicados questionários a estudantes universitários de dois campi de uma universidade pública (Fases I e II) para avaliação do desenvolvimento de competências relacionadas ao profissionalismo.
Resultados
Observou-se uma melhoria dos escores avaliativos nos itens pesquisados, o que leva a inferir que houve eficiência das estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação utilizadas.
Conclusões
O desenvolvimento das competências pesquisadas é importante para outras áreas do conhecimento, uma vez que estas incluem a aprendizagem dos aspectos relacionados a cidadania, ética, comunicação, trabalho em equipe e raciocínio crítico e reflexivo, entendidos como requisitos universais para a formação de qualquer estudante universitário.
Palavras-chave : Profissionalismo; Educação a Distância; Competência; Transdisciplinaridade; Educação Médica.