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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
MADEIRO JUNIOR, José Reinaldo; SILVA, João Luís da; SALES, Alexandre César Vieira de e SOUZA, Edvaldo da Silva. Validação de conteúdo para um instrumento para avaliação de estudantes de Medicina em sessões tutoriais. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e130. Epub 16-Jun-2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200017.
Introdução:
O perfil do médico esperado no Brasil compreende um profissional com visão holística do ser humano. Para alcançar esse perfil, as metodologias ativas de ensino, como a aprendizagem baseada em problemas (ABP), vêm ganhando espaço. Para que a ABP atinja todos os seus objetivos na formação do profissional, uma boa avaliação é indispensável. A disponibilidade de instrumentos de avaliação validados representa um avanço na tentativa de mensurar e direcionar o aprendizado.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivos desenvolver e validar o conteúdo para um instrumento de avaliação de estudantes em sessões tutoriais para uso em cursos de Medicina que utilizem a metodologia ABP.
Método:
Para a construção da versão preliminar do conteúdo destinado ao instrumento, foi realizada uma revisão sistemática rápida nas bases de dados PubMed, Ebsco e BVS. Com a revisão, desenvolveu-se a versão preliminar, que contou com 24 itens agrupados em três domínios (utilização de recursos de aprendizagem, compreensão e raciocínio - D1, profissionalismo e trabalho em equipe - D2 e resolução de problemas e efetividade no grupo - D3), cada um com oito itens. Essa versão foi encaminhada a um painel de especialistas composto por tutores com pelo menos cinco anos de experiência em ABP da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), por meio da metodologia Delphi.
Resultados:
Dos 32 membros inicialmente previstos no painel, 17 foram incluídos na análise dos dados, por terem respondido ao questionário completamente. Na primeira rodada, alcançou-se um valor de concordância parcial ou total superior a 70%, valor inicialmente previsto para todos os 24 itens do instrumento, o que dispensou a necessidade de uma segunda rodada. Para diminuir o número final de itens, optou-se por manter apenas os itens com pelo menos 70% de concordância total, tendo a versão final do instrumento quatro itens no D1, cinco no D2 e quatro no D3.
Conclusões:
O instrumento foi validado com um total de 13 itens. O conteúdo para o instrumento apresentou componentes com várias semelhanças em relação aos encontrados nos instrumentos publicados na literatura e já validados, que, por sua vez, estão de acordo com os objetivos de aprendizagem propostos pela ABP.
Palavras-chave : Avaliação Educacional; Tutoria; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas.