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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
CASSIANO, Matheus Santarosa et al. Voluntariado entre estudantes de medicina durante a pandemia de COVID-19: o que devemos considerar?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e148. Epub 08-Jul-2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20210058.ing.
Introdução:
Durante a pandemia da Covid-19, as universidades suspenderam as atividades presenciais e o ensino médico adaptou-se do formato tradicional para os cenários virtuais. Assim, as atividades de voluntariado podem melhorar a aprendizagem em situações críticas e são uma forma de obter competências e habilidades clínicas.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo identificar a frequência do voluntariado nos estudantes durante a pandemia da Covid-19 e seus fatores associados.
Método:
Realizou-se um estudo transversal com estudantes de Medicina dos três anos finais de uma faculdade no Brasil. Trezentos e cinquenta alunos foram convidados via e-mail para uma pesquisa eletrônica anônima e autoaplicável, em meio à pandemia. O resultado primário foi a frequência das atividades voluntárias. Variáveis sociodemográficas e características da atividade dos estudantes foram as variáveis dependentes para análise multivariada dos fatores associados ao voluntariado.
Resultado:
Incluíram-se 125 alunos (taxa de resposta de 35,8%) na análise (sem dados ausentes). A frequência de voluntariado foi de 52%, a maioria dos participantes era do sexo feminino (63,2%), e todos tinham acesso a atividades on-line. A telemedicina foi a atividade mais frequente (56/65). Em análise multivariada, constatou-se que os seguintes fatores foram menos motivadores para o voluntariado: renda familiar entre 5,1 e dez salários mínimos (OR = 2,32 [0,94-6,42]), capacidade e confiança em atuar numa situação de pandemia (OR = 4,91 [1,49-16,2]), os alunos que consideraram importante uso do e-learning antes da pandemia (OR = 16,46 [1,35-200,32]) e exposição por mais de 120 minutos a plataformas de mídia social.
Conclusão:
Cerca de metade dos estudantes de Medicina foram voluntários durante a pandemia da Covid-10. A presença de autoconfiança com aconselhamento prévio em uma situação de pandemia motivou o aluno a se voluntariar.
Palavras-chave : Voluntariado; COVID-19; Estudantes de Medicina; Telemedicina; Educação Médica.