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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
SANTANA, Monique Freire e FERREIRA, Luiz Carlos de Lima. Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e108. Epub 18-Maio-2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210118.
Introdução:
Além de demorada, a mentoria em Medicina ocorre em vários níveis e é complexa, pois pode incluir várias combinações de ensino, prática clínica, atendimento ao paciente e pesquisa.
Relato de experiência:
Trata-se de um relato de experiência individual de uma mentorada em um programa de residência médica em patologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas, de Manaus, no Amazonas. Descrevem-se os benefícios individuais e coletivos de uma mentoria fora de um programa formal, orientada pelo discernimento e pela maturidade de relacionamento entre mentor e mentorada.
Discussão:
Discentes de programa de residência médica podem se beneficiar sobremaneira, pessoal e profissionalmente, de mentorias bem conduzidas.
Conclusão:
No relacionamento de mentoria, são imprescindíveis qualidades como respeito mútuo, discernimento e abnegação, para que o mentorado cresça e desenvolva uma identidade profissional independente, ainda que atrelada à relação de mentoria, e amadurecida, em seu pleno desenvolvimento, a fim de que ele seja um novo mentor e novos alunos sejam beneficiados.
Palavras-chave : Educação Médica; Mentores; Residência; Patologia.