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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
VIEIRA, Lais Meirelles Nicoliello et al. Self-regulated learning e ensino médico: revisão de literatura. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e024. Epub 28-Mar-2023. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220017.
Introdução:
A aprendizagem autorregulada (self-regulated learning - SRL) é o processo ativo que o aluno realiza para atingir seus objetivos de aprendizagem. No ensino médico, pelo fato de o ambiente clínico ser propício para o desenvolvimento da SRL, há potencial benefício na aplicação dessa ferramenta no processo de ensino-aprendizado, embora as diferenças em seus cenários de aplicação exijam uma análise mais aprofundada.
Objetivo:
Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o histórico do desenvolvimento da SRL, sua aplicabilidade e avaliação em estudantes de Medicina por meio de escala validada, além dos fatores que a influenciam, como métodos de ensino e questões demográficas e socioculturais.
Método:
Realizou-se uma busca com o descritor self-regulated learning nas plataformas PubMed e SciELO e na revista Medical Education Online para artigos em inglês publicados entre 2010 e 2021.
Resultado:
A busca nas bases de dados resultou em 198 artigos, dos quais foram selecionados 100 para a análise crítica. Desses 100 artigos, selecionaram-se 31 que preenchiam os critérios desta revisão.
Conclusão:
A SRL é um conceito contemporâneo considerado pilar no processo educacional. Trata-se de ferramenta de grande valor em psicologia educacional. A aplicabilidade da SRL no contexto do ensino médico demonstra-se efetiva e traz consigo especificidades sobre a autorregulação do estudante de Medicina. Contudo, são necessários novos estudos acerca do tema, de modo a permitir o desenvolvimento de métodos instrucionais eficazes com sua utilização.
Palavras-chave : Self-Regulated Learning; Aprendizado Ativo; educação médica.