SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Os papéis do professor de Medicina: diálogo entre teoria e prática no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

WHEBERTH, Ana Paula Vilas Boas  e  FARAH, Beatriz Francisco. Educação permanente em saúde para médicos da Estratégia Saúde da Família: percepções e necessidades. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e111.  Epub 20-Set-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2022-0328.

Introdução:

Este artigo baseia-se na dissertação de mestrado do Programa Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde/MPSF) em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada pela primeira autora, intitulada Educação permanente para médicos da Estratégia de Saúde da Família de um município polo de Minas Gerais, cuja aprovação deu-se em junho de 2021. O artigo evidencia os resultados da pesquisa, cujo método é descrito a seguir. A educação permanente em saúde (EPS) propõe a inserção da aprendizagem no cotidiano e ambiente do trabalho, promovendo a qualificação daqueles que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta-se como uma proposta de aprendizagem no trabalho, em que o aprender e o ensinar incorporam-se às práticas diárias das organizações.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo geral analisar as percepções dos médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF), de um município-polo de Minas Gerais, sobre a EPS e suas necessidades.

Método:

Descritivo e exploratório com abordagem quanti-qualitativa. Participaram 52 médicos da ESF. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: na primeira (quantitativa), aplicou-se um questionário com perguntas fechadas e abertas, e, na segunda, realizou-se entrevista semiestruturada. Na etapa quantitativa, os dados foram processados por análise descritiva e, na qualitativa, por meio da análise de conteúdo, do tipo análise temática, utilizando-se do software IRAMUTEQ, e emergiram duas categorias.

Resultado:

Verificou-se que o perfil médico necessário coaduna com o currículo baseado em competências da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. De acordo com os participantes, a EPS tem sua origem nas necessidades do trabalho, e há a expectativa de que ela, depois de devidamente desenvolvida, promova as transformações pertinentes.

Conclusão:

Na realização deste estudo, verificou-se que há prementes necessidades de EPS e que um importante percurso deve ser desenvolvido para que efetivamente o dispositivo seja utilizado, de modo a modificar e qualificar as práticas na ESF.

Palavras-chave : Educação Permanente em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )