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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SILVA, Wesley Pereira da et al. Percepção dos internos de Medicina acerca do atendimento destinado às pessoas com deficiência: modelo curricular insuficiente?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e120.  Epub 17-Out-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2023-0063.

Introdução:

O conceito de deficiência relaciona-se às limitações socialmente impostas aos deficientes por seus corpos não corresponderem ao modelo aceito como normal. Em geral, o acesso à saúde dessa população é precário, em parte, pela falta de preparação voltada ao cuidado dos pacientes deficientes durante a formação médica, demonstrando que os currículos das faculdades necessitam de revisão.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar a percepção do aluno interno do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca do modelo curricular atual no contexto da formação médica, especificamente voltado ao atendimento destinado às pessoas com deficiência.

Método:

Foi disponibilizado um formulário elaborado no Google Formulários, para coletar informações de internos da Faculdade de Medicina (Famed). Depois, realizaram-se entrevistas semiestruturadas via Google Meet mediante questões que objetivaram entender a relação entre futuros médicos e pessoas com deficiências, além da confiança do preparo para o atendimento a tais pacientes. Para exame do material empírico adquirido, utilizou-se a análise de discurso de Rueda.

Resultado:

Foram entrevistados 13 internos que relataram limitação no aprendizado do estabelecimento da relação médico-paciente em relação a pessoas com deficiência, durante o ciclo básico (do primeiro ao quarto semestre), evoluindo, principalmente, para o internato. Consideraram-se a educação, o entendimento das condições socioeconômicas e culturais do paciente, e a construção de um plano terapêutico executável as qualidades a serem desenvolvidas pelo interno. Quanto aos principais problemas relatados, destacou-se a dificuldade na realização do exame físico e na comunicação. Por sua vez, a ajuda de acompanhantes e o auxílio da equipe profissional foram apontados como aspectos positivos. Percepções referentes ao preparo para atender deficientes foram contrastantes: alguns relataram segurança por capacitações e conhecimentos empíricos, enquanto outros se sentiram inseguros ou incapazes. Percebe-se, também, importante consideração para haver adaptação curricular acerca desse tema, com intervenções nas disciplinas obrigatórias e optativas.

Conclusão:

Evidenciou-se que os entrevistados sentem dificuldades no atendimento destinado a deficientes, o que sugere alterações no currículo da Famed-UFC.

Palavras-chave : Currículo; Atendimento Médico; Inclusão; Estudantes de Medicina.

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