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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CARVALHAES, Júlia Flávia Araújo; MANNO, Maria Cristina; SANTOS, Sérgio Henrique da Silva  e  SOUZA, Wagner Vilas Boas de. Acreditação de cursos médicos no Brasil: explorando perspectivas globais para uma formação médica de excelência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e121.  Epub 17-Out-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2022-0314.

Introdução:

Marcada por franca expansão, crescimento da oferta pelo setor privado e atuação de diferentes grupos de influência, a educação médica figura no centro dos debates sobre qualidade da educação superior. A criação e a atuação das agências de acreditação de cursos médicos crescem em todo o mundo, tendo chegado ao Brasil com a criação do Sistema de Acreditação de Cursos Médicos por iniciativa do Conselho Federal de Medicina. Marco importante na educação médica brasileira, a criação do sistema representa avanço e deve ser considerada, no entanto o fato não invalida a possibilidade e a importância de implantação de política pública nacional de acreditação de cursos médicos, dada a relevância social e a preocupação com a qualidade da formação médica ofertada no país.

Objetivo:

Este artigo apresenta um paralelo entre os procedimentos adotados pelas agências acreditadoras internacionais, pelo Saeme e nos procedimentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Método:

O paralelo foi traçado com base em análise documental, em que foram investigados artigos na temática de acreditação e qualidade da educação médica, bem como os documentos orientadores de agências acreditadoras internacionais.

Resultado:

A análise documental revela similaridades nos procedimentos adotados internacionalmente em comparação com as iniciativas nacionais no que concerne à estrutura básica de avaliação, à exigência de autoavaliação, à preocupação com a avaliação da aprendizagem, à previsão de monitoramento e alinhamento prévio, bem como à valorização do currículo baseado em competências.

Conclusão:

Os resultados apontam para um cenário favorável com vistas a demonstrar o potencial nacional para instauração de sistema público de acreditação.

Palavras-chave : Acreditação; Educação Médica; Educação de Graduação em Medicina; Avaliação das Faculdades de Medicina.

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