SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Perfil do egresso médico de uma instituição de ensino superior do Nordeste do BrasilConstrução de curso sobre Mini-CEX na modalidade de ensino a distância para preceptores de residência médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

VALADAO, Patrícia Aparecida Silva et al. Validação da versão brasileira do Questionário de Profissionalismo da Penn State College of Medicine. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e130.  Epub 05-Nov-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2023-0005.ing.

Introdução:

Avaliar o profissionalismo representa um desafio para os educadores médicos dada a natureza de seu construto que compreende diversos valores, crenças e princípios. A compreensão desse fenômeno psicológico é fundamental para o alcance dos objetivos da educação médica.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos traduzir para o português brasileiro e validar o Questionário de Profissionalismo da Penn State College of Medicine.

Método:

O questionário foi traduzido e adaptado transculturalmente para o português brasileiro com dados de 249 estudantes de Medicina. Na condução da análise fatorial exploratória, utilizaram-se uma matriz policórica e o método de extração Robust Diagonally Weighted Least Squares. Os seguintes índices e critérios de adequação do modelo foram usados: índices de ajuste da raiz quadrada da média do erro de aproximação (RMSEA) < 0,08, índice de ajuste comparativo (CFI) e índice de Tucker-Lewis (TLI) > 0,90.

Resultado:

A análise fatorial exploratória obteve um KMO = 0,920 e um teste de esfericidade de Bartlett significativo (2719,0, gl = 630; P < 0,001). A análise paralela resultou em uma solução de três fatores que apresentou níveis adequados de confiabilidade: relacionamento profissional-paciente, desenvolvimento profissional e compromisso ético. A solução de três fatores foi considerada a melhor para representar os dados.

Conclusão:

O questionário evidenciou boas propriedades psicométricas e adequação para avaliar o profissionalismo dos estudantes de Medicina, contribuindo para o alcance de padrões éticos mais desejáveis na educação médica.

Palavras-chave : Ética Profissional; Profissionalismo; Estudos de Validação; Análise Fatorial Exploratória; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )