SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Validação da versão brasileira do Questionário de Profissionalismo da Penn State College of MedicineTradução, adaptação e validação da escala MICA-4 no Brasil com aplicação para acadêmicos de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FIGUEIREDO, Isabella de Andrade; MACIEL, Carla Pinheiro; PEREIRA, Isabel Cristina Areia Lopes  e  SILVA JUNIOR, José Roberto da. Construção de curso sobre Mini-CEX na modalidade de ensino a distância para preceptores de residência médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e131.  Epub 17-Nov-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2023-0166.

Introdução:

A avaliação é primordial no processo de ensino-aprendizagem do médico residente. O Mini-CEX é considerado um instrumento apropriado para realizar uma avaliação formativa, permitindo um feedback educacional estruturado. Nesse contexto, os preceptores de residência precisam estar em contínuo processo de capacitação para melhor direcionar os seus residentes, e uma forma viável de capacitação é por meio do ensino a distância (EaD).

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos desenvolver e validar um curso na modalidade de EaD sobre Mini-CEX para preceptores da residência em mastologia.

Método:

Trata-se de desenvolvimento e validação de um produto técnico-educacional no formato de curso de capacitação e na modalidade de EaD. No processo de validação de conteúdo do produto, utilizou-se a técnica de grupo de consenso. A validação semântica foi realizada através de questionário de validação aplicado aos preceptores envolvidos na residência em mastologia.

Resultado:

Foi elaborado e validado um curso autoinstrucional e sem mediação, com carga horária total de duas horas. O curso teve aprovação do público-alvo por apresentar um escore médio global de 98% de satisfação e um alfa de Cronbach igual a 0,8.

Conclusão:

O curso desenvolvido e validado sobre Mini-CEX apresenta-se como opção relevante para a formação de preceptores de residência médica em mastologia, podendo se estender para qualquer serviço de residência médica. Ressalta-se que o curso na modalidade de EaD favorece a adesão do público-alvo apresentando um formato acessível para fortalecer o conhecimento sobre o tema, além de incentivar os preceptores a utilizar a ferramenta de avaliação educacional.

Palavras-chave : Educação em Saúde; Feedback Formativo; Internato e Residência; Ensino a Distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )