SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Fatores associados às atitudes acerca da morte em estudantes internos de MedicinaElaboração e validação de Instrumento de Identificação de Assédio Sexual de Estudantes de Medicina (IIASEM) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BANIN, Vanessa Burgugi et al. Medicina e espiritualidade: o perfil de estudantes e médicos de uma escola médica brasileira. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2024, vol.48, n.1, e008.  Epub 27-Fev-2024. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.1-2023-0141.

Introdução:

Pesquisas científicas indicam que a espiritualidade desempenha um papel importante na vida da maioria dos pacientes. Além disso, atividades e crenças religiosas podem, de acordo com algumas pesquisa, estar relacionadas à melhor saúde e qualidade de vida1.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos avaliar o nível de espiritualidade de estudantes de Medicina e de médicos já formados, e analisar o ensino da interface “medicina e espiritualidade” na escola médica.

Método:

Realizamos um estudo transversal descritivo por meio da aplicação de questionários a estudantes de Medicina e médicos de uma escola médica pública brasileira.

Resultado:

Avaliaram-se 234 participantes. A maioria acredita em uma força superior. A espiritualidade foi maior entre médicos já formados e entre pessoas do sexo feminino. A maioria acredita que a formação universitária não prepara o médico para abordar o tema com os pacientes. Apesar dessa limitação, a maioria já abordou a espiritualidade com seus pacientes.

Conclusão:

Médicos e estudantes de Medicina consideram importante contemplar, de maneira ecumênica e respeitosa, aspectos espirituais dos pacientes. Apesar disso, consideram que não receberam preparo suficiente na escola médica para essa abordagem.

Palavras-chave : Espiritualidade; Medicina Integrativa; Ensino Médico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )