SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Aprendizagem no internato na Atenção Básica em pediatria: olhar de egressos de MedicinaUso do Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) na residência médica: uma revisão de escopo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GONSALVES, Daniel Gregório et al. Ligas acadêmicas em saúde: uma revisão sistemática e proposta de checklist norteador de novos estudos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2024, vol.48, n.1, e001.  Epub 14-Fev-2024. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.1-2023-0073.

Introdução:

As ligas acadêmicas (LA) são grupos organizados sem fins lucrativos que seguem os princípios do trinômio universitário (ensino, pesquisa e extensão) por discentes e profissionais orientadores, historicamente presentes em faculdades de Medicina, mas também difundidas em diversos cursos de saúde. No entanto, o conhecimento sobre as LA é limitado.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos realizar uma revisão sistemática sobre as LA de saúde no Brasil, analisar o perfil demográfico e atuação delas no país, e propor concomitantemente um checklist norteador para a redação de relatos de experiência sobre a temática.

Método:

O estudo consiste em uma revisão sistemática que adotou as orientações do PRISMA e utilizou como banco de dados a BVS e Medline. Realizaram-se a descrição de detalhes das LA, a evolução histórica, o perfil demográfico e a avaliação bibliométrica dos dados obtidos. Além disso, elaborou-se um checklist (Crelas) para orientar novos relatos de experiência de LA.

Resultado:

Foram selecionados 2.064 estudos, e incluíram-se 74 artigos em 20 anos de análise (2003-2022). O perfil das LA em saúde se alterou com o passar dos anos, chegando ao modelo atual pautado no tripé de atividades. Ainda assim, as LA são heterogêneas no país, concentradas em algumas regiões, especialmente no Sudeste. Ademais, observaram-se uma heterogeneidade dos estudos, ausência de uma revista central e carência de estudos quantitativos uni/multicêntricos que avaliassem o impacto das LA na formação dos estudantes.

Conclusão:

Ainda são necessários novos estudos sobre essa temática com o propósito de esclarecer a lacuna acerca das atividades desenvolvidas e seus impactos acadêmicos e sociais.

Palavras-chave : Educação Médica; Currículo; Ensino; Liga Acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )