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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GONCALVES, Patrícia Lofêgo; MARCAL, Ana Paula Moscon; FRANCA, Renata de Almeida  e  NOGUEIRA, Vania dos Santos Nunes. Revisão de escopo da aplicação do Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) na residência médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2024, vol.48, n.1, e024.  Epub 06-Mar-2024. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.1-2023-0048.

Introdução:

O Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) é um instrumento validado e confiável para avaliar o ambiente educacional nos programas de residência médica.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos mapear a aplicação do questionário PHEEM na residência médica e avaliar os resultados, os aspectos positivos e negativos e os pontos passíveis de melhoria.

Método:

Trata-se de uma revisão de escopo de acordo com a metodologia do Instituto Joanna Briggs de revisões de escopo. Foram incluídos estudos seguindo a estrutura PCC: P (participantes) = médicos residentes de qualquer especialidade; C (conceito) = o PHEEM é um instrumento utilizado para avaliar o ambiente educacional na residência médica, por meio de um questionário de 40 itens divididos em três subescalas que incluem percepção de autonomia, ensino e suporte social; C (cenário) = pesquisas sobre o PHEEM na residência médica de qualquer especialidade. As bases eletrônicas pesquisadas foram: PubMed, Embase e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Resultado:

As estratégias de busca rodadas resultaram em 1.588 estudos, 50 foram lidos na íntegra, e incluíram-se 36. Os estudos foram realizados em 22 países, e a maioria revelou um ambiente educacional mais positivo que negativo, entretanto com espaço para melhorias. Nas subescalas, a percepção de autonomia se mostrou mais positiva que negativa, e a percepção de ensino revelou que a maioria dos programas está caminhando na direção certa. Entretanto, na avaliação do suporte social, os resultados foram divididos entre um ambiente não agradável e um ambiente com mais prós do que contras. Os principais pontos positivos destacados foram baixa discriminação racial e sexual, possibilidade de trabalhar em equipe, nível adequado de responsabilidades, professores acessíveis e com boas habilidades de ensino, oportunidades de aprendizado e participação em eventos educacionais. Os principais pontos negativos foram falta de alimentação e acomodação adequadas durante o plantão, carga horária excessiva, falta de feedback por parte dos preceptores, falta de tempo protegido para estudo e cultura de culpar o residente.

Conclusão:

A aplicação do PHEEM revelou que, na maioria dos programas de residência médica, o ambiente educacional se mostrou mais positivo que negativo, entretanto com espaço para melhorias. São necessários esforços para a melhoria do ambiente educacional, especialmente do suporte social, nos programas de residência médica.

Palavras-chave : Residência Médica; Ambiente; Educação; PHEEM.

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