SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número78Crise da democracia e da educação no Brasil: uma contribuição do pensamento freireano ao debateA Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

PREVITALI, Fabiane Santana; FAGIANI, Cílson César  e  MORAIS, Sérgio Paulo. Educação e Qualificação Profissional no Contexto do Trabalho Migrante Sul-Norte. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.78, pp.1359-1387.  Epub 29-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n78a2022-65303.

O artigo aborda historicamente a imigração internacional no sentido dos países do Sul aos países do Norte, apresentando indicativos recentes sobre o tema, a partir da perspectiva da atual globalização econômica, na fase da divisão sociotécnica do trabalho marcada pela difusão da tecnologia digital ou Indústria 4.0. São considerados dados da EUROSTAT (2020), e relatórios da International Organization for Migration (IOM, 2020) e da World Migration Report (2019). Os referenciais teóricos remetem ao materialismo histórico-dialético, centrando-se na relação entre expropriação e exploração do trabalho contemporâneo e considerando o trabalho imigrante, em particular com maiores níveis de formação escolar e qualificação especialmente nos países do Norte, como mais um elemento econômico, ideológico e político, no âmbito das políticas públicas dos governos, para o controle do trabalho pelo capital. Ao fim, algumas questões metodologias são retomadas e indicativos políticos que atualmente se configuram são brevemente apresentados. Para a burguesia e governos neoliberais a imigração é uma estratégia política que, quando concernente à trabalhadores/as de baixa formação e qualificação, se traduz em um “problema”, mas, se tratando daqueles melhores formados e qualificados, tem sido estimulada.

Palavras-chave : Trabalho; Migração; Trabalhadores/as; Educação; Qualificação Profissional; Globalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )