SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número78Por uma semiologia prazerosa de A Hermenêutica do SujeitoAutocuidado e inovação educacional. Diálogo e ironia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

AQUINO, Júlio Roberto Groppa  e  RIBEIRO, Cintya Regina. O cuidado de si na pesquisa educacional brasileira: uma noção-problema. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.78, pp.1553-1601.  Epub 29-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n78a2022-66204.

O presente estudo consiste em um exame da produção acadêmica brasileira, veiculada em 71 periódicos da área educacional, que se valeu da noção de cuidado de si, tal como abordada por Michel Foucault. Trata-se de 51 artigos produzidos no intervalo dos últimos 18 anos, a partir da publicação no Brasil do curso A hermenêutica do sujeito, em 2004. À moda da composição de um hupomnema, o tratamento do material obedeceu ao procedimento da listagem dos enunciados ali em circulação, com vistas à perspectivação das apropriações da temática. O resultado é um panorama da proliferação de efeitos da referida noção, a sustentar tanto a novidade quanto a permanência em seu emprego pela pesquisa educacional. Ao final, advoga-se em favor da desnaturalização da ideia de sujeito e seus derivados, com vistas a potencializar o cuidado de si como ocasião de interpelação e, quiçá, de dissolução da forma sujeito.

Palavras-chave : Cuidado de si; Michel Foucault; Pesquisa Educacional; Periódicos educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )