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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

DUPEYRON, Jean-François. Para acabar com a criança do Capital. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.78, pp.1799-1837.  Epub 29-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n78a2022-66446.

O lancinante tema da crise da educação ocidental é visto, frequentemente, sob o prisma do individualismo, tomado como uma das maiores pragas da hipermodernidade democrática. Este artigo debruça-se de modo crítico sobre este tema, usando as ferramentas forjadas por Michel Foucault para pensar a hermenêutica do sujeito, a governamentalidade neoliberal e o cuidado de si. Ao aplicar tais análises aos estudos atuais sobre educação, é possível destacar o modelo da criança consumidora e empreendedora de si ou, para dizer de outro modo, é possível assistir à fabricação da criança do Capital. Em contraponto, o artigo esboça os traços de uma educação escolar repensada sob o foco das temáticas do Comum. A centralidade da problemática da relação transforma, então, a profissão do educador na profissão de mediador.

Palavras-chave : Foucault; Hermenêutica; Neoliberalismo; Educação; Comum.

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