SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22A antropología teológica de Paulo Freire na Pedagogía do Oprimido: uma contribuição à discussãoIdealismo, pragmatismo e o nascimento do pensamento educacional pragmático nos Estados Unidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

FATEH, Mohammad Abul. BRAC (ব্র্যাক): adesão ao programa de educação de base comunitária para crianças em situação de vulnerabilidade social em Bangladesh. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e207.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-207.

Este artigo fornece uma análise crítica e histórica sobre a adoção da BRAC por uma Educação Primária Não Formal (EPNF), desmistificando a educação funcional ‘conscientizadora’ em Bangladesh durante a década de 1980. A questão central deste artigo é o motivo de a BRAC ter adotado a EPNF, em 1985, nos parâmetros de suas necessidades. Neste estudo analisou-se o programa de educação da BRAC, de 1973 até 1985, prestando especial atenção ao contexto internacional neoliberal da década de 1980, a mudança política da indústria de ajuda humanitária ocidental e a relação da BRAC e de seu fundador com estruturas de poder locais e com regimes consecutivos de Bangladesh (Fateh, 2020). Os documentos do currículo da BRAC, os projetos de pesquisa, os relatórios avaliativos e as declarações feitas por seu fundador, Fazle Hasan Abed, foram analisados. Os resultados sugerem que, além de apoiar as crianças em situação de vulnerabilidade social, a adoção da BRAC pela EPNF se deu pelo bem do crescimento da organização, bem como à sua submissão à estrutura de poder local e ao panorama neoliberal dominante da indústria internacional de ajuda humanitária.

Palavras-chave : Ajuda internacional; BRAC; Conscientização; EPNF; Bangladesh.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )